Personas são perfis semi fictícios que representam os clientes ideais de uma empresa, e são utilizadas nas estratégias de marketing. A principal utilidade das personas no marketing digital é ajudar no gerenciamento de redes sociais, pois elas permitem compreender melhor seu público alvo e assim direcionar os esforços de produção de conteúdo.
Todas as estratégias de gerenciamento de redes sociais precisam de conteúdos do interesse da(s) sua(s) persona(s). Mas se basear em um público-alvo amplo e variado pode minar todos os seus esforços e ser o tendão de aquiles da sua estratégia de inbound marketing.
E por falar em inbound marketing, entenda a importância dele para o sucesso da sua empresa nesse levantamento feito pela empresa state of inbound para america latina.
Profissionais que trabalham com marketing de conteúdo sabem que trabalhar com personas (ou Buyer Personas) bem definidas significa que sua estratégia tem o potencial de se tornar muito mais efetiva.
Uma boa persona, descreve com detalhes o seu comprador ideal, aquela pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço.
Nesse post, além de aprender o que é uma buyer persona, vamos te ensinar também como cria-la e como evitar os erros mais comuns no gerenciamento de redes sociais.
O que é um buyer persona
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Muita gente confunde Persona com Público-alvo mas na verdade eles não são sinônimos.
Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, como falado no tópico acima, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.
A importância das personas para o gerenciamento de redes sociais
Sem uma persona definida, é possível que em alguns casos sua estratégia se perca e você acabe cometendo alguns erros no gerenciamento de redes sociais. Como por exemplo oferecer um produto destinado à classe A para a classe C.
Veja a seguir a importância das personas para o gerenciamento de redes sociais:
- Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
- Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;
- Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever;
- Entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las
Como criar uma persona
Para definir sua persona é imprescindível manter contato com o seu público-alvo, de modo que em uma rápida análise você possa identificar características comuns entre os potenciais compradores e assim aplicar na sua estratégia de gerenciamento de redes sociais.
Não deixe de assistir nosso Workshop! Nele você vai aprender a colocar em prática tudo que vai aprender nesse post!
1 – Entreviste seus clientes atuais
Por isso o primeiro passo para criação da sua buyer persona é entrevistar alguns clientes. Veja a seguir algumas sugestões de perguntas para se fazer em uma entrevista para criação da sua persona:
Informações pessoais
Descreva um pequeno histórico sobre você. (Idade, nacionalidade, família, estado civil, filhos e etc.)
Descreva sobre seu histórico educacional.
Conte um pouco sobre sua trajetória como profissional.
Trabalho
Qual é o seu cargo?
O que você faz no trabalho?
Quais habilidades são necessárias para executar suas tarefas?
Empresa
Qual é o segmento de sua empresa?
Qual é o tamanho da empresa?
Objetivos
Quais são suas principais responsabilidades?
Quais são seus principais objetivos?
Informação e conteúdo
Como você aprende novas habilidades e informações para o seu trabalho?
Quais são as principais publicações e/ou blogs que você consome?
Quais são as redes sociais que você faz parte e com qual frequência você as utiliza para aprender algo?
O próximo passo é tentar encontrar características comuns entre os clientes, ou seja, quais são os problemas, as reclamações mais comuns e as soluções mais citadas.
2 – Analise os resultados
Agora que você ja tem os dados, o segundo passo é tentar encontrar características comuns entre esses clientes, ou seja, quais são os problemas, as reclamações mais comuns e as soluções mais citadas.
Você certamente vai identificar múltiplas personas, a dica é definir quais são as mais importantes. Não existe um número mínimo, ou máximo, mas é preciso ter em mente que as personas serão parte integral de toda a sua estratégia de gerenciamento de redes sociais, portanto se você tem 10 personas, o ideal é trabalhar a sua estratégia completa em todas elas.
3 – Estruture sua(s) persona(s)
Ao estruturar, você coloca em prática todas as horas de pesquisa feitas e tudo o que foi aprendido sobre o seu cliente ideal.
Você precisa pensar nela como um ser humano de verdade, que vai ler todo o seu conteúdo, interagir com a sua empresa e comprar o seu produto.
Crie um nome, idade, profissão e descreva o dia a dia dela. Crie uma historinha se for necessário, com hábitos diários, profissionais e pessoais. Veja a seguir um exemplo de persona de uma Faculdade:
Como evitar os erros mais comuns no gerenciamento de redes sociais
Não crie muitas personas
Criar uma persona leva tempo e custa caro, por isso criar várias personas de uma só vez não é uma boa idéia. Além disso sua estratégia nunca fica completa.
Crie menos personas e trabalhe elas de forma mais completa para que consiga melhores resultados no gerenciamento de redes sociais.
Não crie personas no “achismo”
Personas são muito úteis para o gerenciamento de redes sociais, especialmente por causa de sua clareza. Por isso, por trás dessa idealização da persona deve existir muita pesquisa e estudo.
Não “ache” coisas, tenha certeza! A construção de um persona deve ser feita com base em fatos e dados, não em palpites ou especulações.
Não perca tempo com detalhes irrelevantes
Durante a criação da sua persona mantenha o foco nas características importantes, como por exemplo: qual problema nossa empresa resolve para essa persona.
Uma buyer persona é uma ferramenta excelente que pode ajudar uma empresa a produzir conteúdo mais relevante e direcionado para um bom gerenciamento de redes sociais. Ela é o pilar da sua estratégia de marketing digital.
Conclusão
Os principais indicadores de sucesso de uma empresa são o ROI (retorno sobre investimentos) e o CAC (custo de aquisição de clientes) e uma das formas de se conseguir ter boas métricas para esses indicadores é implementar uma estratégia de marketing digital eficiente e com personas bem definidas.
Não tenha pressa na elaboração da(s) sua(s) personas e se baseie em dados reais, conseguidos em entrevistas com seus clientes atuais.
Boa sorte e até o nosso próximo conteúdo.