O email marketing foi, durante muito tempo, sinônimo de spam e comunicações invasivas. Porém, graças ao avanço de ferramentas de automação de marketing, esse canal se tornou uma das melhores maneira de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa. Aprenda mais sobre Email Marketing Inbound.
Durante muitos anos a compra de listas de emails foi uma prática muito comum por estar entre as formas, supostamente, menos trabalhosas de começar no marketing digital. E, talvez por isso, continue sendo feito mesmo que muita gente já saiba que não é uma prática recomendada.
A seguir vamos te ajudar a entender melhor o que é o email marketing inbound, explicar porque sua empresa deve utiliza-lo e exemplificar como ele pode ser utilizado em estratégias de inbound e outbound marketing. Vamos lá!
O que é email marketing inbound?
O email marketing é uma das formas mais utilizadas por empresas para se comunicarem com seus leads e clientes através do envio de emails.
Você provavelmente já recebeu algum email marketing inbound hoje! Alguns dos objetivos mais comuns dessa estratégia são:
- Oferta de passagem aérea
- Promoções
- Confirmação de uma compra online
- Newsletter
Antigamente o email marketing era visto como uma versão digital daquelas propagandas que são enviadas via correspondência (também conhecidas como “mala direta”).
Por isso era considerado um canal de comunicação em massa, onde as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes, pois muitas vezes quem as recebia nunca tinha, nem sequer, ouvido falar sobre a empresa que o enviava.
Era considerado uma comunicação invasiva e indesejada.
Mas, felizmente, o email marketing inbound evoluiu e hoje os melhores profissionais de marketing o enxergam como uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores.
Por que você deve utilizar o email marketing inbound na sua empresa?
Quase todas as pessoas que acessam a internet tem email
O email é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet, pois toda vez que criamos um login em qualquer site, por exemplo, utilizamos o endereço de email.
Segundo a Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mail, e a tendência é que esse número chegue a 2,9 bilhões em 2019. Esse número representa mais de um terço da população mundial!
Liberdade para criar diferentes layouts e conteúdos
Mensagens enviadas por email não têm limites de caracteres, podem conter imagens e até GIFs. Dando liberdade para utilizar toda sua criatividade.
Emails podem ser criados utilizando templates personalizáveis e elementos gráficos. Porém muitas empresas têm utilizado somente texto, para passar a impressão de estarem escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.
Além disso você pode criar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web, ou contar uma história longa. Não existe limite para o tamanho do conteúdo.
Sua mensagem será entregue a todos os contatos da sua base
Quando uma empresa faz um post em uma rede social, como o Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem.
Isso ocorre por que os algoritmos estão reduzindo, cada vez mais, a exibição orgânica dos posts. Estudos apontam que atualmente apenas 1% dos seguidores da sua empresa no Face veem o que você publicou. Por essa razão, o alcance de posts em redes sociais não é previsível.
Já no email marketing inbound o alcance é previsível. Isso significa que se você selecionar 100 endereços de email para enviar sua mensagem, todos os 100 receberão seu email na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico ou o email seja automaticamente encaminhado para a caixa de spam).
Baixo investimento e bom retorno financeiro
Para começar uma estratégia de email marketing você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio (por exemplo, “marketing2vendas.com”), uma ferramenta de email marketing inbound e uma pessoa para executar a estratégia.
Escolher uma boa ferramenta de email marketing é essencial. Existem diversas opções no mercado que atendem a todos os níveis de necessidade, incluindo ferramentas gratuitas como o Mailchimp e ferramentas mais completas como o RD Station.
Por esses motivos, o email é o canal de marketing digital que apresenta melhor retorno financeiro — você não precisa investir muito inicialmente, e tem a possibilidade de gerar um grande volume de oportunidade de negócios.
Email marketing no outbound marketing
Ao contrário do inbound marketing, o outbound marketing pode ser definido como a estratégia tradicional de marketing, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes.
Enquanto no Inbound Marketing você aguarda o peixe morder a isca, no Outbound Marketing você joga uma rede.
São consideradas ações de Outbound Marketing comerciais de TV, rádio, internet, telemarketing, mala direta, flyers e links patrocinados, por exemplo.
O tipo de email marketing utilizado no outbound marketing é o email de prospecção. E, para ser sincero, eles são, na maioria das vezes, ruins, chatos e genéricos.
Por isso, vou te ajudar com algumas dicas para melhorar seus emails de prospecção e, consequentemente, seus resultados.
Foque na pessoa
Ao focar na pessoa o assunto não fica tão genérico e não há uma tentativa de venda imediata. Você simplesmente esta demonstrando interesse em falar com aquela pessoa.
Utilize um assunto chamativo e que desperte o interesse
As pessoas são naturalmente curiosas, por isso utilizar um assunto chamativo e coerente com o tom da mensagem podem trazer boas taxas de abertura.
Apresente-se e mostre que você não é um robô
No meu email, tenho uma apresentação de quem eu sou e uma tentativa de conexão pessoal, principalmente, porque estou chamando o lead pelo primeiro nome.
Mas nada de adulações, como querido(a) fulano de tal. E não se esqueça de verificar se o nome está correto.
Verifique se o email está responsivo
Para fazer isso, diminua suas frases e dê espaçamento entre elas. Envie um email teste para si mesmo e leia no celular e no computador.
Mostre cases de sucesso da sua empresa
Utilize dados numéricos mostrando os resultados de outro cliente que sua empresa ajudou a conseguir.
Dessa maneira, você gera valor para seu serviço ou produto e mostra para o lead que ele também pode obter resultados semelhantes. Apresente dados em tópicos, pois fica mais fácil de ler e capta mais a atenção.
Email marketing no inbound marketing
Quando utilizamos o termo email marketing dentro da metodologia de Inbound Marketing, estamos falando de uma abordagem bem diferente do outbound marketing.
Não é apenas o envio de email marketing modelados para uma base (principalmente se for uma base de emails comprada!).
Na estratégia inbound, o email marketing é utilizado principalmente para construir e manter relacionamento com uma base de leads e clientes durante a jornada de compras.
Veja a seguir algumas dicas matadoras para você implementar o email marketing na sua estratégia inbound:
Cuidado com as imagens
A maioria dos serviços de email vai, por padrão, bloquear as imagens do seu email e a eficiência do disparo tende a diminuir bastante.
Por isso muitas empresas utilizam emails apenas com texto, para parecer mais pessoal e melhorar a taxa de entrega desses emails.
Crie emails sem cara de SPAM
Evite emails escritos com a cor vermelha ou com características normalmente associadas a SPAM.
Há alguns detalhes que podem ser seguidos para que seu email não pareça indesejado:
- Limite o assunto cerca de 50 caracteres e sem CAIXA ALTA;
- Evite usar demasiadamente termos como promoção, free, clique aqui, grátis, crédito, etc;
- Não exagere no uso de acentos gráficos (!, ?, !!!).
Não exagere na frequência
O excesso de emails incomoda e faz com que muita gente cancele ou ignore os emails. Porém a falta deles não gera proximidade e causa estranheza quando uma mensagem chega.
Procure ter ao menos 1 envio por mês. Faça também um calendário de envio de emails e certifique-se de que os disparos estão bem distribuídos ao longo do mês.
Conclusão
Antes de pensar em fazer email marketing é preciso ter em mente quais são os seus principais objetivos de campanha e como ele pode entrar de forma efetiva.
Não esqueça também de focar no formato para dispositivos móveis com o objetivo de aumentar a efetividade do seus resultados.
A M2V é especialista em Inbound Marketing e pode ajudar a sua empresa a mensurar e otimizar o Retorno Sobre Investimentos (ROI) de Marketing e reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Para falar com um consultor sobre nossas soluções de Marketing Digital para empresas basta clicar no banner abaixo ⬇