Dois bilhões de pessoas usam o Facebook mensalmente para entrar em contato com amigos e familiares e para descobrir assuntos importantes para elas. Por isso muitas empresas utilizam estratégias de marketing Facebook para encontrar novos clientes e a construir relações duradouras com eles.
O poder do Facebook é incontestável. Por isso, independente do produto ou serviço que o seu negócio vende, é extremamente provável que você encontre diversas personas da sua empresa navegando diariamente nessa rede social.
Portanto pense duas vezes antes de decidir não criar uma fanpage da sua empresa no Facebook, você pode estar perdendo oportunidades de negócios importantes!
Como funciona o Facebook?
Um dos pilares de qualquer estratégia de marketing Facebook é conseguir um grande número de acessos orgânicos em suas publicações. Tráfego orgânico é o conjunto de acessos, cliques, que as publicações da sua fanpage conquistam sem a necessidade de investimento em anúncios pagos (Facebook Ads).
Os anúncios pagos representam uma das principais formas que o Facebook utiliza para ganhar dinheiro. Por isso ele realiza frequentemente atualizações nos seus algoritmos para diminuir o alcance orgânico das suas publicações, incentivando o investimento em Facebook Ads.
Algoritmos do Facebook
O número de usuários do Facebook cresceu de maneira surpreendente desde seu início em 2005 e isso fez com que o feed de notícias ficasse cada vez mais cheio. Por isso surgiu uma necessidade de moderar os conteúdos para que fosse possível exibir os apenas os conteúdos mais relevantes para as pessoas.
Surgiu então o EdgeRank, um algoritmo desenvolvido pelo Facebook que decide o que será mostrado na sua linha do tempo após estudar o que é relevante para você. Em geral se baseando no tipo de conteúdo que você e seus amigos consomem.
Todas as atualizações de status, comentários, curtidas e compartilhamentos que você recebe passaram pelo crivo do EdgeRank antes de serem mostradas.
Isso muitas vezes nos dá a sensação de que estamos perdendo algo ou em outras vezes que deixamos de participar de discussões porque simplesmente não sabíamos delas. Mas, na verdade, o Edgerank está fazendo com que consumamos apenas conteúdo relevante – não apenas para nós, mas também para anunciantes que investiam em marketing Facebook.
Inicio das curtidas em 2009
Quando o botão de “curtir” foi inserido em 2009, mais uma ferramenta foi utilizada pelo algoritmo do facebook para monitorar, gerenciar e distribuir conteúdos que variam de usuário para usuário, baseado em interesses.
Assim, os usuários do Facebook passaram a receber em suas timelines os conteúdos que realmente eram relevantes.
2011, a evolução do EdgeRank
Ao longo dos anos o Facebook recebeu atualizações constantes em seu algoritmo, mas foi em 2011 que as coisas realmente tomaram outro rumo.
Naquele ano o time de Mark Zuckerberg transformou o EdgeRank em uma incrível ferramenta capaz de aprender sozinha para otimizar as buscas e interesses de cada usuário único da rede social.
Ao invés de tomar como base que todos os usuários preferem fotos, vídeos e posts, nesta exata sequência, o algoritmo passou a se adaptar de acordo com o comportamento de cada usuário.
Desde cliques, curtidas até conteúdos que o usuário ignorava.
Desde então, é assim que o EdgeRank performa em nossas timelines até hoje. Constantes atualizações são realizadas para otimizar ainda mais a experiência no Facebook.
Como conseguir mais acessos orgânicos depois de tudo isso?
Como você pôde perceber, o Facebook recebe atualizações frequentes para melhorar a experiência de seus usuários.
Desde a parte visual até a qualidade das informações que são disponibilizadas na timeline, o Facebook está em constante evolução e você precisa estar pronto para testar novas possibilidades de marketing Facebook.
Investir em conteúdos únicos e diferenciados que sejam atrativos para seus seguidores é o ponto chave para o sucesso.
Implementando o Marketing Facebook da sua empresa
Agora que você já sabe por que deve investir no Facebook e também aprendeu algumas informações valiosas sobre tráfego orgânico, vamos te ensinar a criar e configurar um perfil empresarial.
1 – Criando sua fanpage
Existem algumas boas práticas para criar um perfil de empresa que devem ser seguidas e nós preparamos uma lista com os principais pontos que você precisa ficar de olho.
FOTO DO PERFIL (logomarca)
Pode parecer óbvio, mas muitas empresas esquecem o poder de uma boa imagem de perfil. Adicione uma imagem de boa qualidade, que represente sua marca e que seja facilmente reconhecível.
Lembre-se que sua foto de perfil será vista por quem curtiu sua página todas as vezes que você fizer um novo post.
FOTO DE CAPA (imagem que represente seu negócio)
A foto de capa é o que chamará mais atenção quando alguém clicar na sua página. Ela é uma ótima oportunidade para divulgar mais a sua marca, impressionar seus possíveis clientes e causar um grande impacto.
Você pode contratar um designer para te ajudar a fazer algo incrível, mas também existem ótimas opções online que podem te ajudar a criar uma foto de capa incrível sem gastar.
O Canva é uma opção incrível, já que o site vem com templates prontos para você criar uma foto de capa para sua fanpage.
Seja criativo e impressione!
COMPLETE AS INFORMAÇÕES DO SEU PERFIL
Agora, complete seu perfil. Lembre-se de não esquecer nenhuma informação importante! Você pode preencher seu perfil na seção “Sobre” e clicar em “Informações da página”.
Siga essa checklist abaixo para saber as informações essenciais para colocar no seu perfil. Você quer que seus potenciais clientes encontrem facilmente informações sobre você. Não pule esse passo!
2 – Planejando seu conteúdo
Primeiro encontre o tom de voz com o qual você vai interagir com seu público-alvo, isso vai garantir que você se expresse de acordo com o que sua marca e sua imagem representam. É importante que você tenha essa linguagem definida de maneira precisa.
É importante saber exatamente o que você vai postar em sua fanpage. Não poste qualquer tipo de conteúdo apenas para manter a página atualizada!
Poste apenas coisas que dialoguem com seu público-alvo e com os interesses e necessidades que eles possuem. Use bons títulos e sempre coloque imagens. Conteúdo visual recebe 37% mais curtidas e engajamento do que posts sem imagens.
3 – Promovendo sua fanpage e mensurando os resultados
Publique ao menos 5 posts antes de convidar seus amigos e conhecidos a curtirem sua página. Uma vez que você fez isso, comece a promovê-la!
Convide pessoas a curtirem, coloque-a no seu site, crie promoções ou sorteios… As opções de divulgação são muitas! Escolha a que encaixe melhor na sua empresa e estratégia.
É importante saber o que funciona ou não para sua fanpage. O próprio Facebook te oferece relatórios sobre o que gerou engajamento, curtidas e fornece dados demográficos sobre o público que entrou em contato com sua página.
Veja cuidadosamente quais estratégias foram boas e abandone aquelas que não trouxeram bons resultados.
Conclusão
Nosso objetivo nesse post foi ensinar apenas os primeiros passos para que você comece sua estratégia de Marketing Facebook.
Mas se você quiser aprofundar seu conhecimento, em nosso blog você vai encontrar diversos conteúdos complementares. Veja a seguir os que consideramos indispensáveis para que você aprenda mais sobre Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo:
- 5 dicas para aumentar o ROI da sua empresa utilizando o inbound marketing
- 7 bons motivos para sua empresa investir em Marketing Digital
- Tudo que você precisa saber sobre marketing de conteúdo
- A importância das personas para o gerenciamento de redes sociais
- Lead: o que é, quais são os tipos e como converte-lo em cliente
Um abraço e até nosso próximo post!