O LinkedIn, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas para os profissionais e candidatos a um emprego. Essa é uma rede social que teve expressivo crescimento nos últimos anos e por isso vamos te mostrar por que e como a sua empresa deve investir em marketing no LinkedIn.
Quando falamos de inbound marketing nas redes sociais, é impossível deixar de lado o Linkedin. Seja para fazer negócios, promover sua marca ou mesmo se posicionar como autoridade.
Se sua empresa é B2B, você não pode nem cogitar a possibilidade de não estar presente e atuante lá. O marketing no LinkedIn deve ser estratégico para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa.
É importante saber que o Linkedin atua como uma rede de networking, não sendo bem aceito conteúdos que não dizem respeito ao mundo empresarial.
Ali são falados de temas como contratação, produtividade, RH, empreendedorismo, entre outros e se você tem qualquer coisa a dizer esteja preparado.
Assim como no Facebook é importante para sua estratégia de marketing no Linkedin ouvir o que sua audiência está falando.
O Linkedin até permite curtidas, comentários e compartilhamentos, mas a grande sacada é ver o que está sendo acessado e falado pela sua rede.
Quais os assuntos? Quais as empresas? Quais as pessoas chave?
Baixe Gratuitamente nosso Guia Completo de Inbound Marketing para saber mais sobre como gerar negócios nas redes sociais:
Para que o marketing no Linkedin é usado?
O Linkedin é basicamente usado para quatro grandes tópicos e sua empresa pode se beneficiar de cada um deles:
- Se conectar com outros profissionais – é a sua hora de se posicionar como autoridade em um assunto e vincular isso à sua empresa;
- Obter informações através de notícias e artigos – você deve estar lá, ouvindo o que eles querem e produzindo conteúdo para entreter e ajudá-los. Mais uma chance de se posicionar como autoridade em algo;
- Encontrar oportunidades de trabalho – você pode achar seu próximo colaborador lá;
- Se conectar com marcas e empresas que lhe interessam – e você precisa ser uma dessas!
Como criar um perfil empresarial campeão?
Para criar a página da sua empresa, não precisa seguir passos muito diferentes dos já falados para o Facebook não.
Atraia seguidores, estabeleça presença e engaje sua audiência. Simples assim.
Basicamente você deve fazer uma página da sua empresa que contenha todos os dados importantes dela, coloque imagens de perfil e de capa que tenham a ver com a marca e com o negócio, otimize seu perfil para buscas e mantenha sempre atualizado.
Tráfego orgânico X tráfego pago
Assim como no Facebook, existem duas formas de criar uma audiência seguidora no Linkedin: de forma orgânica e de forma paga.
O Linkedin Pulse é uma ferramenta de publicações no Linkedin onde antes, apenas pessoas convidadas, chamadas de influenciadores, podia escrever algum artigo.
Essa atualização enviada via notificação para toda sua base. Imaginem como o conteúdo não se espalhava?
Após a última atualização, o Linkedin Pulse passou a ser aberto a todos que querem escrever. Quando você escreve, sua base também recebe uma notificação.
Você ganha autoridade e seguidores. E não existem limites de publicações ou imagens.
Para se tornar autoridade em algum assunto escreva. E seja compartilhado. E faça o link disso com sua empresa, para não só você mas ela também, ser uma referência.
Já para tráfego pago temos o Linkedin Ads. Nele para criar cada anúncio, você deve escolher o nome para uma nova campanha, o idioma, o tipo de mídia, escrever seu anúncio, escolher a forma de pagamento, definir horários para os impulsionamentos e por fim, mensurar! Simples assim.
Tipos de conteúdo para marketing no LinkedIn
Temos que ter em mente que o Linkedin é uma rede voltada para negócios.
Como dito acima, artigos escritos tem a grande preferência dos usuários, mas nada impede você de compartilhar ebooks e outros materiais ricos.
Imagens são muito importante mas nada de gatinhos fofinhos. As imagens devem dizer algo a alguém.
Dicas para usar o Linkedin para um bom marketing
Encontre clientes e conexões altamente segmentados de acordo com seu negócio
Você pode ajustar suas campanhas para um determinado público, tipo e tamanho de empresa, segmentando de maneira eficiente aquilo que você está produzindo de material.
Gere leads
Identifique o perfil desejado e ofereça a ele webinários e ebooks.
Faça contatos inbound e outbound. Garanta uma geração de leads barata e simples.
Publique conteúdo de qualidade
Como já dito anteriormente, através do Pulse você pode publicar qualquer artigo que ele será notificado para toda sua base.
Por isso tudo que você enviar deve ser bem planejado e escrito, para ajudar alguém a resolver um problema, se posicionar como autoridade e garantir que sua rede continue te seguindo e recebendo suas atualizações.
Monitore o perfil dos seus funcionários
Garanta que seus funcionários tenham um perfil no Linkedin, que digam que trabalham na sua empresa, façam uma boa descrição de seu trabalho/posição e tenham material consistente sobre seu negócio.
Faça conexões e construa relacionamentos
As conexões feitas devem ser estratégicas. Conecte-se com seus potenciais parceiros e clientes.
Muna-os de informação e conteúdo interessante e a partir disso construa um relacionamento com eles, que podem falar bem ou mal de você, comprar ou não comprar de sua empresa.
Relacione-se não somente com seus clientes e sim com outros profissionais que podem complementar seus serviços e produtos. Afinal você indica e recebe indicações!
Bem, esta é nossa opinião do que o iniciante em marketing no LinkedIn deve fazer. Mas adoraríamos que você compartilhasse conosco o que pensa. E lembre-se que esse é um guia bem introdutório.
A Marketing 2 Vendas ajuda empresas de diversos setores e tamanhos a conquistar novos clientes com a ajuda das redes sociais. Se a sua empresa busca se destacar nas redes sociais por que não agenda uma conversa com um de nossos especialistas?
Estamos a um clique de distância, basta clicar no banner abaixo para solicitar nosso contato.