O Twitter é uma rede social rápida, ou seja, as postagens são curtas, de no máximo 140 caracteres, e servem para atualizar sobre alguma coisa sobre você de forma rápida. Por isso, para quem trabalha com produção de conteúdo, investir em marketing no Twitter é uma excelente maneira de compartilhar seus posts e materiais novos para atrair visitantes para o seu site.
O Twitter virou febre no Brasil quando foi lançado. Mas, desde 2013, o número de usuários ativos tem caído, de acordo com o site Statista. Dentre os usuários em geral, é a 8ª rede social mais utilizada no país.
Posto isso, será que, atualmente, ainda vale a pena investir no Twitter como ferramenta de marketing? Acreditamos que, apesar dessa perda de usuários ativos, a rede social ainda é uma ótima opção para empresas que querem gerar tráfego qualificado e Leads, além de interagir diretamente com o público.
Aceitar postagens curtas não quer dizer que ela é pior por isso. Exatamente por isso, é uma rede super acessada pelo celular e tablets. A mensagem de adequa melhor e permite uma interação rápida e constante.
São mais de 300 milhões de usuários e mais de 500 milhões de postagens diárias. Imagina isso?
Vamos falar um pouquinho sobre o uso do Twitter para negócios. É possível? É eficiente?
Configurando o perfil da sua empresa
Antes de tudo, como já falado para começar um bom marketing digital, é preciso preparar a casa. Ou seja, seu perfil deve estar completo e otimizado.
Para isso não se esqueça de colocar:
- Nome
- Foto de perfil
- Foto de capa
- Background
- Bio
Tráfego orgânico X Tráfego pago
Vamos começar esse tópico falando de como conseguir tráfego pago para seu perfil. Usando o Twitter Ads, é óbvio.
Os tweets pagos podem ter o formato de tweets promovidos, contas promovidas ou assuntos promovidos. Cada um deles tem uma indicação específica.
Se você quer promover um tweet, trazer tráfego para algum link, oferecer cupons e promoções, gerar leads ou atrair atenção para sua marca você deve usar a função de tweets promovidos.
Se você quer aumentar o número de seguidores de uma maneira rápida, você deve usar a função de contas promovidas.
Se você quer aproveitar a onda dos assuntos mais discutidos naquele período e aumentar sua visibilidade, você pode usar os assuntos promovidos na sua estratégia de marketing no Twitter.
Atrair seguidores e monitorar a rede
Para investir em marketing no Twitter você deve sempre começar analisando seu orçamento disponível, segmentando e por fim, como em todas as outras mensurando.
Para monitoramento existem algumas ferramentas que podem te ajudar imensamente.
SocialBro, MentionMap, The Archivist, Twenty Feet, Tweetsmap, Twitter Counter e outros estão nessa lista.
Dicas para usar o marketing no Twitter de forma eficaz para gerar negócios
- Siga as pessoas, retweet e favorite seus tweets;
- Analise sua audiência
- Você deve responder a todas as menções e mensagens
- Veja os assuntos que seus concorrentes estão usando para ter ideias do que compartilhar;
- Não foque em vendas, mas sim em construir relacionamento e gerar valor
- Encontre pessoas através de hashtags
- Participe de conversas da área de atuação da sua empresa
- Publique fotos
- Faça perguntas e retweet as respostas;
- Faça testes A/B
Assim como o Facebook e Linkedin o Twitter tem um grande potencial para gerar novos leads para seu funil de marketing, vale a pena investir nele também.
5 motivos para investir no marketing no Twitter
1 – Fácil adesão
O Twitter facilita que os usuários interajam com as empresas: estamos mais abertos a aceitar um tweet, que tem leitura rápida e se mistura em uma lista de diversos outros tweets, do que nos cadastrarmos em uma landing page, por exemplo.
Além disso, o usuário consegue facilmente gerenciar suas relações: ele pode seguir e deixar de seguir a empresa com apenas um clique.
2 – Uma opção de atendimento mais moderna
Há quem não goste de pegar o telefone e ligar para uma empresa, há quem prefira não sair de casa e quem ache que enviar um email é um pouco trabalhoso.
O Twitter é uma forma simples e nada burocrática de entrar em contato com a empresa. Tendo um perfil na rede social, seu negócio oferece mais esse canal de contato.
3 – Monitoramento da sua marca
No Twitter, todo mundo pensa em voz alta. Com uma simples busca, você encontra diversas opiniões sobre sua empresa, produtos, concorrentes e indústria.
É possível ver diversas oportunidades de mercado. Além disso, vendo o que seu público tweeta, você pode conhecer melhor seus interesses e necessidades e trabalhá-los melhor no seu conteúdo.
4 – Compartilhamento do conteúdo
O Twitter é uma rede que serve para as pessoas falarem e ouvirem. Por isso, para quem trabalha com produção de conteúdo e mantém um blog atualizado, esse é um excelente canal para compartilhar seus posts e materiais novos e atrair visitantes para o seu site.
Além disso, pela dinâmica, muitas pessoas usam o Twitter como meio de se manterem atualizadas sobre os assuntos que as interessam. Se o público gostar do conteúdo, são grandes as chances de que o post seja retuítado, aumentando seu alcance para outros usuários.
5 – Anúncio pago via Twitter Ads
O Twitter lançou, em 2015, a abertura de contas para anúncios voltados a pequenas e médias empresas. Não há um valor tabelado ou específico – os anúncios via Twitter Ads são definidos através de leilão.
É possível escolher entre dois formatos de anúncio: promover contas, quando o Twitter faz um busca por perfis semelhantes aos seus seguidores por meio de interesses similares, e tweets promocionais, em que o Twitter monitora de forma constante suas postagens, promove as que tiveram um maior nível de engajamento e divulga os melhores automaticamente.
E sua empresa, utiliza o Twitter como ferramenta de marketing? Deixe seu comentário!