O Facebook é a maior rede social do planeta. Para te ajudar a utiliza-la da forma certa para gerar oportunidades de negócio e vendas, vamos te dar algumas dicas de marketing no Facebook para empresas.
Com 1,09 bilhão de pessoas conectas diariamente (um aumento de 16% a cada ano), ainda é a rede social mais popular. Isso é ainda mais evidente nos dispositivos móveis, onde o Facebook detém 77% das conexões a mídias sociais.
No Facebook é possível fazer páginas empresariais, anúncios pagos segmentados, permite o engajamento com sua audiência e um contato direto com ela.
Essa rede social é mais popular entre as mulheres, entre pessoas de 18 a 29 anos. Se sua empresa tem como audiência esse perfil, você já tem meio caminho andado.
Se você não tem, não se preocupe! Apesar dessa persona mais forte, bilhões de pessoas estão cadastradas e utilizam quase que diariamente a rede.
Ou seja, pense duas vezes antes de decidir não criar uma fan page da sua empresa por achar que seu público não está ali. Baixe Gratuitamente nosso Guia Completo de Inbound Marketing para conquistar mais oportunidades de negócio na internet:
Objetivo do marketing no Facebook: gerar trafego.
Gerar trafego na sua fanpage é o grande objetivo do marketing no Facebook.
Existem duas formas de se conseguir isso: pagando por ele, ou então, de forma mais saudável, conquistando tráfego orgânico.
Ao longo dos anos, a rede recebeu atualizações em seu algoritmo, sendo a mais importante delas, em 2011, quando criou uma incrível ferramenta que aprende com o comportamento de cada usuário, desde cliques, compartilhamentos e curtidas até os conteúdos que o usuário ignora.
Dessa forma ele “escolhe” apresentar na timeline individual só aquilo que é interessante para cada um.
Trafego orgânico x trafego pago
Para conseguir mais acessos orgânicos, você deve investir em conteúdos únicos e diferenciados, para que sejam atrativos para seu público alvo e sejam a chave do sucesso.
Já o tráfego pago, como o próprio nome já diz, é comprado e se chama Facebook Ads.
Esses anúncios podem ser extremamente segmentados, de acordo com gênero, idade, idioma e geografia e seguem 8 padrões:
- Um impulsionamento para seus fãs, para aumentar curtidas e compartilhamentos;
- Anúncios para base de fãs, para estimular as curtidas;
- Anúncio que faz com que os cliques sejam direcionados para o site;
- Anúncios focados em conversões nos sites;
- Anúncios que estimulam os usuários a baixar seu aplicativo;
- Anúncios que tem como objetivo o engajamento com seu aplicativo;
- Anúncios para promover um evento;
- Anúncios que promovem uma oferta.
Vale lembrar que as chamadas métricas de vaidade (curtidas e compartilhamentos) são bacanas mas não te ajudam a monetizar, ou seja, de fato ganhar dinheiro.
Por isso esses não devem ser os únicos indicadores levados em conta na hora de ver se a rede social está sendo efetiva ou não para sua estratégia.
Para os anúncios que promovem uma oferta é importante levar em consideração as quatro etapas do ciclo de uma rede social, que deve levar em conta ouvir sua audiência, entender as principais dúvidas, formar parcerias com autoridades naquele assunto e só então apresentar um produto para venda.
Se você não ouvir o que sua audiência quer, muito provavelmente não vai fazer uma oferta interessante para eles.
Uso do marketing no Facebook para gerar negócios
Existem algumas boas práticas que você deve seguir na sua estratégia de marketing no Facebook, para ajudar ela a ser mais eficiente.
Confira os passos:
- Adicione uma foto de perfil de boa resolução. Muitas vezes é interessante usar sua logo/marca;
- Usar uma foto de capa atraente. Ela é mais uma forma de divulgar sua marca e causar um impacto positivo;
- Complete seu perfil com todas as informações que são importantes: site, endereço, descrição, missão, telefone e email.
- Adicione seus colaboradores;
- Define o tom de voz usado para a comunicação;
- Planeje o conteúdo que você vai divulgar (lembre-se de ouvir sua audiência antes de sair escrevendo)
- Promova sua página e publicações;
- Mensure seus resultados, lembrando mais uma vez que curtidas e compartilhamentos por si só não dão dinheiro).
Melhores conteúdos para o Facebook
O Facebook é uma rede social super abrangente e permite o uso de vários tipos de conteúdo.
A única coisa que você deve fazer é entender sua persona para planejar qual tipo de conteúdo será melhor aceito por ela para que você não perca tempo fazendo um trabalho pouco focado.
Você pode usar e abusar de artigos escritos, de imagens, de checklists, de vídeos e até mesmo usar a rede para promover seus ebooks e outros materiais ricos.
Algumas dicas para aliar o marketing nas redes sociais e uma comunicação empresarial efetiva:
Seja mobile friendly
As pessoas, em todos os lugares, estão usando cada vez mais os smartphones para abrir sites, consultar a internet, ler artigos e emails e checar as redes sociais!
Ao fazer um conteúdo para o facebook certifique de que ele é próprio para ser acessado por um celular ou tablet, já que boa parte de seus acessos devem vir por esses dispositivos.
Adicione imagens
As imagens são de extrema importância quando pensar em uma comunicação via Facebook. Ajudam a aumentar o engajamento com sua audiência e destacar o que você está promovendo.
Use e abuse de imagens mas não deixe de mensurar qual está sendo mais efetiva para sua rede.
Defina seu público
Você pode definir seu público através das ferramentas oferecidas pela rede social. Você pode definir filtros de segmentação como gênero, idade, idioma, educação, local de trabalho, status de relacionamento entre outros.
Segmentar de forma certa seus anúncios mostra que você realmente conhece sua audiência e se comunica com ela e faz você investir de forma mais certeira.
Use os relatórios do Facebook para mensurar seu sucesso
Não devem ser as únicas métricas da sua estratégia de marketing no Facebook, mas através dos relatórios disponibilizados pelo Facebook você consegue saber quais posts e imagens estão sendo mais acessadas, curtidas e compartilhadas.
Pelo menos ele te ajuda a definir os assuntos que são mais bem aceitos pelo seu público.
Faça perguntas
Se engajar com sua audiência é uma das melhores formas de gerar leads para seu negócio.
Faça perguntas para que respondam e compartilhem suas atualizações e anúncios.
Não deixe comentários sem resposta
Lembra que falamos acima sobre a importância de ouvir o que está sendo falado para então gerar mais e melhores conteúdos?
Parte disso consiste em responder todos os comentários deixados na sua página para que um atual ou futuro cliente veja a atenção que sua empresa dá a eles.
Estude os melhores horários para publicações
Através do Facebook Insights você consegue descobrir quais os picos de acesso da sua página, assim pode postar nos horários mais interessantes para que o público veja sua empresa e consiga bons resultado na seu marketing no Facebook.
Espero que com essas informações você consiga melhorar seu desempenho e conseguir novos seguidores e possíveis clientes no Facebook.
E se você esta em busca de uma empresa que possa te ajudar a conquistar mais oportunidades de negócio na internet, fale com um de nossos especialistas. Estamos a um clique de distância, basta clicar no banner abaixo para saber como podemos ajudar você a escalar as escalar as vendas!
Um abraço!