Uma gestão de pós-venda eficiente trabalha de forma profunda o relacionamento com os clientes e seu nível de satisfação. Conquistar novos clientes todos os dias pode ser difícil e exige muito esforço, mas porque não vender para quem já conhece sua empresa e a qualidade dos seus serviços/produtos?
O relacionamento pós-venda é essencial para fidelizar o consumidor, afinal, é muito mais fácil fazer um cliente satisfeito, que já passou por todas as etapas do funil de vendas, voltar a comprar com você do que captar um cliente em potencial do zero e converter leads.
Mesmo assim, nem toda empresa dedica a atenção necessária ao pós-venda, perdendo muitas oportunidades valiosas. Veja a seguir dicas de pós-venda que preparamos para te ajudar a aumentar seu faturamento!
1. Levante informações
Logo após a compra solicite informações básicas do cliente e pergunte se aceita receber e-mails, ligações e mensagens da marca, tudo isso é essencial para dar andamento às estratégias de pós-venda. Conheça bem a(s) Persona(s) da sua empresa.
Invista em pesquisas de satisfação e utilize dados de vendas (índice de cancelamentos, indicações recebidas, evolução do ticket médio de compras). Com todas essas informações identifique falhas no processo de vendas, promova mudanças e defina estratégias para oferecer um atendimento cada vez melhor.
2. Dê atenção às redes sociais
Elas são um canal de comunicação essencial entre marca e cliente, estando presentes em todas as etapas do processo de compras. Por isso, é preciso investir em atendimento de qualidade nessas mídias. Nos pós-venda, elas facilitam a fidelização e uma relação mais próxima.
3. Use o e-mail marketing
É uma ferramenta muito útil para manter contato com o consumidor de forma regular, segmentada e personalizada. Através dele é possível oferecer descontos, vantagens e conteúdo rico.
Veja em nosso outro artigo como utilizar o e-mail marketing nas ações de Inbound e Outbound Marketing.
4. Bom atendimento é tudo
O cliente deve ser bem atendido desde o primeiro momento em que tem contato com a marca. O tom utilizado deve ser sempre cordial, os atendentes devem mostrar respeito e interesse em encontrar soluções, e por isso precisam conhecer bem produtos/serviços, regras e políticas da empresa. No pós-venda, em que pode haver atrasos, reclamações e críticas, é preciso muito tato.
Em nosso e-Book que ensina como medir os principais indicadores de sucesso das empresas, nós escrevemos um capítulo sobre como estruturar e executar um bom atendimento ao cliente. Baixe gratuitamente e aproveite!
5. Continue oferecendo conteúdo relevante
Uma empresa que só fala do que vende acaba afastando o consumidor. Com o uso de conteúdo relevante você educa o consumidor e gera um valor diferente para sua marca.
Utilize a ferramenta digital certa para organizar suas ações de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
6. Sugira novas opções de compra
Com base no histórico de compras, em datas comemorativas e nas informações que tem do cliente, sugira produtos/serviços que seriam do seu interesse, antecipando suas necessidades.
7. Mantenha contato no pós-venda sem ser inconveniente
Hoje há muitas formas de manter o contato no pós-venda, e-mails, Whatsapp, redes sociais, ligações e SMS são ótimas ferramentas, mas fique atento para não exagerar na dose e irritar o consumidor. Mandar mensagens iguais ou diariamente pode afastar o cliente, defina uma periodicidade aceitável, como duas vezes por semana.
Se a sua empresa esta em busca de melhores resultados, solicite o contato de um de nossos consultores, é gratuito e sem compromisso. Ele vai te explicar como a M2V pode implementar e otimizar os processos de marketing e vendas da sua empresa.