Siga os 10 passos desse post para criar a sua primeira campanha rentável do Google Adwords hoje. Aprenda como anunciar no google da mesma forma como nós fazemos aqui na M2V.
Lembre-se: o Google é uma empresa de publicidade. Seu objetivo número 1 é levá-lo a gastar dinheiro. Todas as configurações da campanha de anúncio padrão não são otimizadas, então nunca tome o conselho do Google para realizar suas campanhas.
Nosso objetivo com esse post é que você tenha sucesso com suas campanhas de Google Adwords e consiga um bom retorno sobre seus investimentos. Veja como anunciar no google:
BENEFÍCIOS DO GOOGLE ADWORDS
Aqui estão três principais benefícios da publicidade online e do Google Adwords:
1. Resultados imediatos: Direcione tráfego direto para seu site em minutos.
2. Altamente segmentado: Anúncios segmentados por palavras-chave, localização, idioma, hora do dia e mais!
3. Excelente custo benefício: Você só pagará quando alguém clicar no seu anúncio. Pay per Click (PPC)
Anúncios do Google Adwords vs. Facebook.
Qual é mais eficaz? O que usar para maior conversão de tráfego?
Ambos podem ser altamente eficazes, mas eles precisam de uma abordagem diferente porque a intenção dos usuários é diferente em ambos os canais. Saber como anunciar no google e no facebook faz toda a diferença.
Google: as pessoas usam o Google para encontrar uma solução para o problema. por exemplo, “encanador de emergência”, “local de casamento”. Portanto, o AdWords é um bom objetivo para essas pessoas buscando ativamente porque você está fornecendo essa solução.
Facebook: as pessoas usam o Facebook para se conectar com pessoas e compartilhar. Portanto, os anúncios do Facebook podem ser bons para aproveitar o boca-a-boca, pois é um local social. Ele é perfeito para problemas que as pessoas podem ter, mas não procurar ativamente, ou problemas que ainda não sabem.
Recomendação: Você pode alocar orçamento para ambos e ver qual o resultado que você deseja.
COMO ANUNCIAR NO GOOGLE FUNCIONA?
Anúncios no Google e sua rede de exibição são vendidos por leilão.
Os anunciantes oferecem lances em palavras-chave para exibir um anúncio que, quando clicado, leva o pesquisador a uma página de destino do site.
No entanto, ao contrário dos leilões tradicionais, o melhor lance nem sempre ganha.
O Google leva 2 fatores em consideração:
1. Índice de qualidade (taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência da página de destino).
2. Lance (por exemplo, R$ 1,00)
O Google multiplica esses dois fatores para criar uma nova medida: Ranking do anúncio.
Ranking do anúncio = Índice de qualidade x Lance.
O anúncio com a classificação de anúncios mais alta obtém o primeiro lugar e assim por diante até a última classificação de anúncios.
Recomendação: Concentre-se em melhorar consistentemente o seu índice de qualidade para que você possa reduzir os custos e concorrentes de lances maiores que o seu.
Veja detalhes sobre o Índice de qualidade de cada palavra-chave clicando na bolha com uma interrogação ao lado de qualquer palavra-chave.
Agora que cobrimos o básico, siga estas 10 etapas para configurar sua primeira campanha de AdWords com resultados reais:
1. DEFINIR UMA META E CONFIGURAR A CONVERSÃO
O primeiro passo do nosso guia de como anunciar no google é configurar suas metas e as conversões. Antes de pagar por um único clique, primeiro você precisa determinar exatamente o que deseja com seu(s) anúncio(s).
Defina sempre seus objetivos primeiro e tome decisões em relação a esses objetivos.
Por exemplo, seus objetivos podem aumentar:
– Conhecimento da marca – Vendas online
– Telefonemas
– Dowloads de aplicativos – Novos leads
– Compras na loja física
– Expandir em um novo território
Você pode até mudar ou refinar seus objetivos mais tarde, mas se você não sabe exatamente o que deseja nenhuma decisão no AdWords pode estar correta (ou incorreta).
Apesar de o Google não poder determinar seus objetivos para você, ele facilita o acompanhamento de seus objetivos depois de descobri-los.
Recomendações:
1. Configure metas no Google Analytics. O Google AdWords pode mostrar que uma Palavra-chave tem uma ótima taxa de cliques (CTR), mas quando você olha mais profundamente no Google Analytics, você pode ver que esse termo não se converte bem ou tem uma Taxa de Rejeição elevada. Esse tipo de informação pode realmente ajudá-lo a otimizar efetivamente sua conta.
2. Vincule suas Contas de Adwords ao Google Analytics e Search Console. Crie uma conta do AdWords e acesse as configurações do Google AdWords> contas vinculadas e escolha os perfis apropriados do Analytics e Search Console.
3. Conecte o Google Analytics com o Adwords. Vá para a área de administração do Google Analytics> escolha os perfis corretos para vincular e você terá dados do Google AdWords em Analytics e vice-versa.
2. ANALISE SUA CONCORRÊNCIA DE PPC
Outro grande erro que muitas pessoas cometem é não pesquisar os concorrentes antes de criar sua primeira campanha. Esse é o nosso segundo passo de como anunciar no google.
Recomendações:
1. Procure no Google. Confira os anúncios que você enfrentará procurando por algumas das suas melhores palavras-chave no Google.
2. Observe a proposta de valor dos anúncios. O que faz você querer clicar? Procure excelentes ofertas, certos preços, promoções ou benefícios do produto tornam os anúncios mais atraentes.
3. Revise as páginas de destino do competidor. Veja como são as páginas de destino (Landing Pages) de seus concorrentes Será que os anúncios vão para a sua página inicial e contém chamadas para ações (Call to Actions) visíveis?
4. Espie seus concorrentes. Use a ferramenta gratuita Spyfu (spyfu.com) para obter ainda mais insights.
3. TENHA UMA PÁGINA DEDICADA AO OBJETIVO DO ANÚNCIO
Ter uma página de destino, ou Landing Page, dedicada ao seu objetivo de campanha publicitária é uma grande parte da maximização do retorno que você verá no seu investimento em anúncios.
Um dos maiores erros que os iniciantes do AdWords fazem é gerar tráfego pago para sua página inicial. Antes de se perguntar como anunciar no google, pergunte-se: eu tenho uma página de destino eficiente?
Sua página inicial é ótima para explicar o seu negócio, mas nunca será tão efetiva como uma página de destino dedicada para obter conversões.
As empresas de comércio eletrônico, especialmente, devem enviar tráfego para o produto apropriado ou página de categoria em vez da página inicial.
Boas páginas de destino, levam os clientes exatamente onde eles esperam ir, ou seja, eles não precisam clicar novamente para encontrar o que eles estavam procurando originalmente no Google.
Recomendações:
1 – Comece com o fim em mente. Lembre-se, a pesquisa paga não consertará uma página de destino ruim ou uma experiência de carrinho de compras de alta fricção. Antes de começar, você deve ter um site otimizado móvel ou página de destino que você deseja enviar o tráfego.
2 – Combine as palavras-chave do anúncio com o título da página de destino. Não se preocupe tanto com o design no começo. Comece com um modelo deLanding Page simples e depois faça algumas melhorias.
4. SELECIONE O TIPO CERTO DE CAMPANHA
Quando você começa a configurar sua campanha do AdWords, você precisa escolher um tipo de campanha e um sub-tipo de campanha. Confira nosso 4 passo de como anunciar no Google:
O tipo de campanha determina onde seus anúncios podem ser exibidos aos clientes nas redes publicitárias do Google, e em que formato eles podem estar, como texto ou vídeo.
Os anúncios podem ser exibidos na Rede de Pesquisa (sites do Google e parceiros) e em sua Rede de Display (YouTube, Gmail, Wall Street Journal, New York Times etc.).
Existem seis tipos de campanhas principais de que você pode escolher:
1. Rede de Pesquisa com Exibição em Display: pode ser muito amplo.
2. Apenas na Rede de Pesquisa: Parceiros de pesquisa e pesquisa do Google.3. Apenas na Rede de Display: Rede de sites de parceiros do Google.
4. Google Shopping: Melhores maneiras de criar anúncios de compras.
5. Vídeo: Anúncios de vídeo no YouTube e na Web.
6. Campanha Universal de Aplicativos: Promova o aplicativo, em Pesquisa, Display e YouTube.
Recomendações:
Para sua primeira campanha, selecione “Apenas na Rede de Pesquisa”. Clique em “todos os recursos” e desmarque “incluir parceiros de pesquisa” para segmentar a campanha ainda mais.
Os orçamentos são definidos no nível da campanha, portanto criar campanhas separadas pode facilitar o gerenciamento do seu orçamento.
5. FAÇA A SEGMENTAÇÃO DA SUA AUDIÊNCIA
A capacidade de segmentar seus anúncios é um dos principais benefícios da publicidade online. Como anunciar no google te permite fazer isso com eficiência, tornar-se um especialista em segmentação para obter os melhores resultados.
Ele permite que você controle seus custos e também consiga um tráfego mais direcionado ao que a sua empresa venda e com isso consiga mais conversões em seu site.
Existem 5 maneiras de segmentar seus anúncios do Adwords:
1. Localização. cidade, código postal etc.
2. Idioma.
3. Hora do dia. por exemplo: mostrar anúncios apenas durante o horário comercial.
4. Orientação do dispositivo. Móvel, tablet, desktop, certos sistemas operacionais, operadoras, etc.
5. Palavras-chave. Destina mais o seu público selecionando palavras-chave. Veja o passo 9.
Recomendações:
Utilize dados disponíveis no Facebook e Google Analytics. Para melhorar a precisão da sua segmentação, use dados disponíveis no Google Analytics (Geográfico -> Local) e na sua Página do Facebook (Informações -> Pessoas).
Configure a Línguagem. Se quiser segmentar dois idiomas, é melhor criar uma campanha separada para esse idioma para que você possa controlar o orçamento separadamente para essa campanha e incluir apenas anúncios de idiomas relevantes.
6. DETERMINE SEUS LANCES E ORÇAMENTO
Escolha a estratégia de lances correta para seus objetivos de marketing e veja como anunciar no google te da varias opções para configura-la. É possível definir os lances para seus anúncios em 8 maneiras:
1. Localização da página segmentada para pesquisa. Estratégia de lances automatizada para mostrar seu anúncio no topo da página ou na primeira página dos resultados de pesquisa do Google.
2. CPA (custo por aquisição) de destino. Estratégia de lances que define lances para ajudar a obter tantas conversões quanto possível no custo por aquisição (CPA) alvo que você definiu.
3. ROAS (retorno sobre gasto em publicidade) desejado. Estratégia de lances automatizada em várias campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave para ajudar a obter um retorno médio do gasto de anúncios (ROAS) igual ao alvo que você definiu.
4. Parcela de Vitórias Desejadas. A estratégia de lances automatizados que ajudam os seus anúncios a ultrapassar os anúncios de outro domínio concorrente.
5. Maximizar cliques. Estratégia automatizada para ajudar a obter tantos cliques quanto possível dentro do seu orçamento.
6. Maximizar as conversões. Estratégia automatizada para ajudar a obter tantas conversões quanto possível dentro do seu orçamento.
7. CPC otimizado. Aumenta seu lance de cliques que parecem mais prováveis de levar a uma venda ou conversão em seu site.
8. CPC manual. Um método de lance que permite que você defina seu próprio custo por clique máximo (CPC) para seus anúncios. Isso difere das estratégias de lances automatizadas, que estabelecem valores de lance para você.
Recomendações:
Para sua primeira campanha, insira as informações abaixo nos 3 campos no Adwords.- Estratégia de lances: selecione “CPC manual”
– Lance padrão. Digite “R$ 2”.
– Orçamento: insira “RS $ 20” por dia.
– Duração: 15 dias
7. CRIE ANÚNCIOS EFICIENTES
Siga estas 6 dicas para criar anúncios de texto eficazes e caprichar no passo 7 do guia de como anunciar no google:
1. Direcione seu anúncio para uma Landing Page especifica. As pessoas podem deixar seu site se não encontrarem o que esperam na página de destino.
2. Destaque o que torna seu anúncio único. Frete grátis? Diversão deslumbrante? Diga às pessoas! Mostre os produtos, serviços ou ofertas que o tornam competitivo.
3. Inclua preços, promoções e exclusivas. Se você tiver um desconto em tempo limitado ou estoque um produto exclusivo, diga-o.
4. Incentive a tomada de ações. Incluir chamadas para ações como comprar, ligar hoje, encomendar, navegar, inscrever-se ou obter uma citação deixa claro quais são os próximos passos.
5. Inclua pelo menos uma das suas palavras-chave. Por exemplo, se você incluiu câmeras digitais como uma palavra-chave, o título do anúncio pode ser “Comprar câmeras digitais”.
6. Siga as diretrizes editoriais do Google. Não use excessivamente PALAVRAS EM CAIXA ALTA nem pontos de exclamação.
Recomendação: Utilize todos os caracteres fornecidos para escrever seu anúncio de texto. Você esta pagando pelo espaço, por isso tente zerar o espaço para palavras em cada linha do anúncio – isso ajuda a empurrar anúncios dos concorrentes para baixo na página de resultados.
8. ESCOLHA AS PALAVRAS-CHAVE MAIS RENTÁVEIS
Escolha frases que os clientes usariam para procurar seus produtos e serviços. Seja específico: evite palavras-chave de uma palavra. Veja a seguir como anunciar no google te permite ser encontrado no momento certo por seus clientes.
Pesquise Palavras-chave espiando os concorrentes (spyfu.com) e também usando a Ferramenta do Google Planejador de Palavras Chaves do Google Adwords.
O erro mais caro que as pessoas cometem é não utilizar os tipos de correspondência apropriados. Estes controlam quando seus anúncios aparecem.
– Correspondência ampla. Tipo de correspondência padrão. Mostra anúncios para pesquisar frases ou pesquisas semelhantes. muito amplo!
– Correspondência de frase. Digite as palavras-chave usando aspas (“palavra-chave”) para a segmentação de correspondência de frase.
– Correspondência Exata. Digite as palavras-chave usando colchetes ([palavra-chave]) para a segmentação por correspondência de frases.
– Modificador de correspondência ampla. Adicione o sinal de mais em palavras- chave (+palavras +chave) para uma combinação de modificadores amplos.
– Correspondência negativa. Adicione o sinal de menos em palavras-chave (-palavras -chave). Por exemplo: -Gratuito, -barato.
Recomendação: Comece com 10 palavras-chave para cada grupo de anúncios. Concentre- se em palavras-chave que demostram a intenção de comprar.
9. CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS PARA CAMPANHAS
– Inclua Palavras-chave negativas: adicione palavras-chave negativas às abas de palavras-chave negativas. Por exemplo. Gratuito, barato (se você for anunciar algo pelo qual esta cobrando).
Como anunciar no Google deve trazer retorno sobre seus investimentos, você não quer ser encontrado por quem não quer pagar pelo que você vende!
– Extensões de anúncio. Crie mais motivos para clicar em seu anúncio e aumentar sua proeminência nos resultados da pesquisa. Melhore o seu anúncio com Links do site, Ligações de chamadas, Localização.
– Remarketing. Ótimo para exibir anúncios para pessoas que visitaram seu site ou usaram seu aplicativo.
10. MENSURE OS RESULTADOS E OTIMIZE SUAS CAMPANHAS
Não basta configurar a(s) campanha(s) e esquecê-las.
A execução de anúncios é um jogo constante de otimização. Como anunciar no Google exige um controle sobre investimentos e retorno sobre eles, você pode baixar gratuitamente nossa PLANILHA DE MÉTRICAS DO MARKETING, basta clicar aqui.
Sempre há novas oportunidades para melhorar os resultados, se você deseja tirar o máximo proveito de suas campanhas do AdWords, lembre-se de testar coisas como mudar o texto dos anúncio, o valor dos lances e as páginas de destino.
Recomendações:
– Otimize ou pause anúncios com baixo desempenho.
– Invista em anúncios que possuem CTRs e taxas de conversão elevados.
PRÓXIMOS PASSOS
Crie a sua primeira campanha do Adwords, seguindo as etapas descritas acima, e se quiser saber mais sobre como anunciar no google conte com a M2V para tirar suas dúvidas! Basta nos enviar um e-mail que ajudamos você nesse processo (contato@marketing2vendas.com)
E se precisar de uma equipe de especialistas para criar e otimizar suas campanhas de Google Adwords basta solicitar nosso contato 🙂