Gatilhos mentais: venda mais com eles

Você sabia que nós, seres humanos, tomamos até 35.000 decisõestodos os dia? E que são os gatilhos mentais que nos ajudam a lidar com essa avalanche de informação?

Os chamados gatilhos mentais são as decisões que o nosso cérebro toma “no piloto automático” para evitar o nosso esgotamento diante de tantas escolhas.

Essas escolhas vão desde escolher a roupa que vamos vestir, a comida que vamos comer, atitudes cotidianas como caminhar ou até de ler esse post (espero que leia!).

Todas essas decisões são baseadas em uma série de aspectos, internos e externos, relacionados a humor, expectativa, bagagem, cultura e etc, que despertam em nós uma espécie de click entre fazer A ou B.

E é claro que essas decisões também estão diretamente relacionadas ao consumo e é por esse motivo que vou falar um pouco sobre os gatilhos que você deve utilizar para estimular a compra dos seus produtos ou serviços.

Afinal, entender os critérios que levam as pessoas a optar por uma coisa no lugar de outra pode fazer toda a diferença na hora de elaborar a sua estratégia de Marketing Digital.

Como funcionam os gatilhos mentais?

O principal objetivo dos gatilhos mentais é evitar o nosso esgotamento diante de tantas escolhas.

Ele faz isso filtrando quais decisões realmente precisam de uma atenção especial. Com as demais decisões ele simplesmente realiza da forma que já foi “educado” a fazer.

Veja, por exemplo, quando você decide caminhar. É como se o primeiro passo fosse dado de maneira consciente e os demais apenas estivessem acontecendo sem que você precise sequer pensar a respeito.

Os gatilhos mentais são os facilitadores do nosso cérebro na hora da tomada de decisões ou atitudes.

Como os gatilhos mentais atuam no marketing (e consequentemente nas vendas)

Nosso cérebro é o grande influenciador na nossa tomada de decisões. Em muitos casos tomamos decisões que não estão relacionadas a uma necessidade real, mas que geradas diante de uma circunstância.

É a partir desse comportamento ativado pelos gatilhos mentais que muitas marcas elaboram campanhas ou promoções para que, de alguma maneira, uma pessoa se sinta incentivada a realizar uma compra que, sem essas motivações, talvez não faria ou adiaria.

Vamos falar sobre cada um dos principais gatilhos mentais utilizados pelas grandes marcas.

Escassez

O nosso inconsciente associa escassez a valor. Ou seja, para nós, quanto mais rara é alguma coisa, maior valor ela tem.

A exclusividade (ou escassez) de uma coisa faz com que as pessoas paguem mais por ela.

Mesmo que um valor simbólico, como fornecimento de informações em uma landing page ou alguma ação de compartilhamento em redes sociais.

Realizar um evento com vagas limitadas, ou disponibilizar uma variação do seu produto com quantidade limitada, pode aumentar o valor agregado deles por utilizar o gatilho da escassez.

Mas não minta para conseguir os resultados esperados. As pessoas vão se sentir enganadas se isso não for uma verdade.

Urgência

O gatilho da urgência limita o nosso tempo na tomada de decisão e por isso nos leva a tomar atitudes ainda mais inconscientes.  O exemplo mais clássico para ilustrar esse gatilho é a Black Friday.

Você tem um dia para realizar uma compra, se quiser ter esse desconto.

Outros bons exemplos de estratégias que ativam o gatilho da urgência são os sites de compras coletivas, como o Peixe Urbano e o Groupon.

Normalmente, as ofertas são válidas por um período X de tempo e eles ainda colocam um cronômetro regressivo do lado (realizar a compra dá a sensação de estar em uma gincana).

O uso de frases como “Leia esse post e comece o seu negócio agora mesmo!” ou “Por que você deve começar a sua estratégia ainda hoje” desperta essa sensação.

O conteúdo dessa estratégia deve ser tão convincente quanto no título, se não a pessoa vai sair com a sensação de “ah, não precisa ser agora mesmo…”

Novidade

O novo nos faz tomar atitudes insanas porque nos desperta curiosidade. Sim, as pessoas estão dispostas a fazer coisas absurdas pela curiosidade.

Além da necessidade simples de querer algo que é novo, as pessoas costumam aplicar também o gatilho da urgência.

Para utilizar esse gatilho você precisa de uma novidade e deixar claro para a sua persona que se trata de uma novidade.

Para isso, uma boa ferramenta é o email marketing.

Quando a primeira palavra do título do seu email é “Novo”, as pessoas vão se perguntar “o que é novo?”.

Daí, basta ter uma oferta que realmente vai encantar e engajar que o gatilho da novidade vai estar ativado a seu favor.

Quanto mais novidades você traz para uma pessoa e que geram valor a ela, maior o encantamento dela com você e maior a sua autoridade.

Jornada de Compra

Prova Social

Ao se deparar com um conteúdo, produto ou serviço que “viralizou” você se pergunta “por que todo mundo está fazendo isso?” 2 milhões é muita gente. Isso no mínimo te deixa curioso (isso é, se você não é um deles).

E esse é um ótimo exemplo para provocar o gatilho da prova social: colocar o número de pessoas que realizou uma coisa que o leitor não fez.

Para essa estratégia, você vai precisar de números. As pessoas tendem a se sentir excluídas e surge a necessidade e a curiosidade de realizar o que todos estão realizando.

Por exemplo, o número de pessoas que já baixou o seu ebook, fez o seu curso, tirou o seu certificado ou que já é cliente. A partir disso, é só divulgar para as personas que estão fora desse número.

Mas lembre-se de utilizar somente números reais. Mentir para o consumidor é uma péssima ideia,

Quando uma farsa é descoberta o produto ou serviço fica como propaganda enganosa! E com certeza também já foi pego por algum (quem nunca?).

Bom, agora que você á sabe um pouco mais sobre os gatilhos mentais, você poderá usá-los de maneira direcionada para aumentar o engajamento das suas publicações e campanhas e gerar ainda mais conversões.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe e deixe seu comentário!

Preencha o formulário abaixo para agendar nosso Diagnóstico Comercial Gratuito

Atenção ao preencher o seu WhatsApp com DDD!

Preencha apenas com números, Ex. 27998858065. Você receberá uma mensagem imediatamente no seu WhatsApp.